Notícias


CACB e FACIEG promovem encontros em Caldas Novas


A 1ª Reunião do Conselho Deliberativo da CACB, em 2018, será realizada no dia 24 de março, durante a programação do 6º Congresso da Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg). O encontro será em Caldas Novas, a maior estância hidrotermal do mundo. Anualmente, mais de um milhão de turistas visitam a cidade em busca das águas quentes, com temperaturas que variam entre 30 e 57 graus. Presidentes e representantes de todas as 27 federações do Sistema CACB devem participar da reunião.

“Promover uma reunião como esta, fora de Brasília, é uma forma de evidenciar a representatividade e a capilaridade da CACB. Estamos levando presidentes do Brasil inteiro para conhecerem uma das principais cidades turísticas do Goiás”, destaca George Pinheiro, presidente da CACB.

De acordo com o presidente da Facieg, Ubiratan Lopes, a ideia é proporcionar momentos de descanso, e não apenas de trabalho, àqueles que forem à reunião. “Todos terão horários livres na programação para que possam conhecer a cidade e aproveitarem as estruturas de parques e hotéis”, disse.

Para o presidente da FACIEG, o conclave misto contribuirá significativamente com a modernização das associações filiadas e a melhoria do atendimento a milhares de empresários congregados pela CACB, em todo o Brasil. Ao mesmo tempo, as associações de Goiás estarão representadas no congresso estadual.

Os eventos abordarão pautas distintas, mas o foco central da FACIEG e da CACB é oportunizar a integração do empresariado e ensejar a troca de experiências entre classistas, além de valorizar a importância do associativismo, estimular a integração dos presidentes de federações; incentivar a unidade de ações; ressaltar o papel das entidades; orientar a utilização de novas metodologias e das ferramentas disponíveis para melhorar a gestão das filiadas.

Ubiratan pontua que associativismo é um modelo, ou movimento socioeconômico, com foco no desenvolvimento econômico e no bem-estar social dos participantes e da sociedade: “As entidades têm como fundamento facilitar o processo de competitividade das empresas filiadas; lutar pela garantia de direitos do empresariado; buscar continuamente oportunidade de negócios; garantir o crescimento das indústrias e dinamizar o comércio. A lógica do corporativismo é evitar que o empreendedor fique isolado, em desvantagem na disputa com a concorrência, perca força e desapareça. A ação em conjunto contribui para o desenvolvimento da sociedade, gerando emprego e renda”.

Fundada em 24 de outubro de 1963, a FACIEG é forte instrumento a serviço da classe empresarial goiana, que integra as potencialidades das associações empresariais do Estado. Está mais que provado que a força de um setor e de uma sociedade se obtém pela união. Goiás conta hoje com 102 associações comerciais e industriais filiadas à Federação das Associações Comerciais, Industriais e Empresariais, cujo objetivo é apoiar as entidades em suas cidades e contribuir diretamente para o desenvolvimento econômico regional.

Com a meta de manter a coerência histórica da atuação institucional da entidade, que se legitima em defender os interesses do empresariado, sempre presente, de forma proativa, nas principais instâncias da sociedade goiana em busca da promoção do desenvolvimento econômico e social, o empresário e classista anapolino está à frente de uma corrente em prol do crescimento que congrega milhares de empresas de todos os segmentos. É uma instituição que representa e expressa a opinião independente de empresários do comércio, indústria, agropecuária, serviços, finanças e profissionais liberais, de micro, pequenas, médias e grandes empresas, legitimamente filiados por livre adesão.

Para Ubiratan da Silva Lopes, a realização desse trabalho e a colheita de significativos resultados para o empresariado goiano e para a economia do Estado, através da FACIEG, com o respaldo da

CACB, devem ser creditadas ao espírito de associativismo que norteia as iniciativas de líderes empresariais.

MANOEL VANDERIC – jornalista


Whatsapp