Notícias


Confiança empresarial cai ao menor nível desde novembro de 2017

O Índice de Confiança Empresarial, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), recuou 0,6 ponto em maio, para 92,8 pontos, o menor nível desde novembro de 2017 (92,1 pontos).

“Depois de ficar estável no início do ano, a confiança empresarial recua pelo segundo mês seguido, sob influência da insatisfação com o ritmo lento da economia, as incertezas políticas e as piores perspectivas para o cenário externo”, diz Aloisio Campelo Jr., superintendente de Estatísticas Públicas do FGV IBRE.

Segundo ele, a coleta de informações encerrou-se em 23 de maio, não dando tempo para captar os efeitos da greve dos caminhoneiros. Mas Campelo afirma ser possível que os desdobramentos econômicos e políticos desses protestos levem a uma piora das expectativas em junho.

O Índice de Confiança Empresarial consolida os índices de confiança dos quatro setores: indústria, serviços, comércio e construção.

O subíndice da situação atual permaneceu estável no mês, em 90,3 pontos, interrompendo a sequência de 16 altas consecutivas. Já o índice de expectativas caiu 0,9 ponto, para 97,4 pontos, menor nível desde dezembro (97,4 pontos).

A confiança recuou nos setores do comércio (-4,1 pontos) e serviços (-2,4 pontos) e permaneceu praticamente constante na indústria e na construção. Os setores do comércio e serviços contribuíram igualmente (50% cada) para a queda do índice. Em maio, houve alta da confiança em 47% dos 49 segmentos que integram o índice.

Fonte: G1

Whatsapp