Notícias


Presidente da FACIEG acompanha novo presidente da CACB em reunião com presidente Dilma Rousseff

Presidente da FACIEG acompanha novo presidente da CACB em reunião com presidente Dilma Rousseff

Junto aos presidentes das Federações e a diretoria da CACB, George Pinheiro se reuniu com a presidente com a presidente Dilma Rousseff.  O encontro serviu para pedir  apoio institucional do governo brasileiro para reforçar a vontade política do País em sediar a 11ª edição do Congresso Mundial de Câmaras de Comércio. O evento, que ocorre a cada dois anos, reúne líderes mundiais para discutir os rumos do setor.

A reunião, durou quase duas horas e contou com as presenças do ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, e do secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Magalhães Furlan. Ex-presidentes da entidade, colaboradores, presidentes de federações, deputados, senadores e ministros também estiveram presentes. 

Depois de ouvir os presidentes da CACB que entra, George Pinheiro, e o que sai, José Paulo Dornelles Cairoli, a presidenta Dilma ouviu as manifestações de presidentes de Federações e do Sebrae, Afif Domingos, e explicou o quadro econômico do País reconhecendo que “quando não se trata a crise, ela se aprofunda, assim como uma doença”. Esclareceu que está sendo difícil tratar uma crise em uma “instabilidade sistemática”.

Revelou que vai adotar medidas duras para o controle de gastos, retirou qualquer possibilidade de desoneração e reconheceu que o Brasil chegou ao limite fiscal em 2014, quando as instabilidades internacionais atingiram os países emergentes. “Precisamos fazer a ponte entre o Brasil de hoje e de amanhã”, disse Dilma.
Congresso do ICC

A capital do Rio de Janeiro concorre com Orlando, Buenos Aires, e Bogotá, para sediar a edição de 2019, quando o Congresso será realizado nas Américas. Há cerca de dois anos, a CACB está empenhada em vencer esta disputa cuja decisão acontece até julho. A presidenta prometeu ajuda.

Aproveitando a oportunidade, Pinheiro entregou à presidenta uma carta-ofício listando outras demandas do setor empresarial. Entre elas, solicitou estratégias políticas que permitam a sustentabilidade econômica, em especial para micro e pequenas empresas, que são a maior parcela geradora de renda e emprego no país.

Fonte: CACB

Whatsapp