Promovido pela Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg) e a Associação Comercial e Industrial de Luziânia (ACIL), o 1º Fórum das Associações Comerciais do Entorno & Nordeste reuniu, no último dia 21 de maio, na Fazenda Boa Sorte Turismo Rural e Eventos, em Luziânia, representantes de nove Associações Comerciais (ACIs) de toda essa região: Luziânia, Distrito de Ingá, Cidade Ocidental, Valparaíso, Novo Gama, Cristalina, Santo Antônio do Descoberto, Águas Lindas e Alexânia.
O encontro permitiu a troca de experiências dos dirigentes sobre temas relevantes para o desenvolvimento da classe empresarial nesse momento de retomada econômica. Os participantes também assistiram apresentação da rede de serviços disponibilizada pela Facieg, como o plano de telefonia (Rede Celular), propiciando um rico momento de integração entre os associados. Os participantes também acompanharam duas palestras sobre as ‘Vantagens do Associativismo’, coordenada pelo Sebrae Goiás, parceiro do evento, e sobre ‘Gestão da Associação Comercial na Prática’.
Segundo o presidente anfitrião, Masashi Hiroshima, o evento foi importante para fortalecer a união e o espírito associativo de toda a classe regional, além de possibilitar a apresentação de temáticas importantes para as entidades, com um planeamento adequado. “Agradeço o apoio de todos que contribuíram para a realização do Fórum em Luziânia com tanto sucesso, em especial ao presidente da Facieg, o Seba, e toda sua equipe, juntamente com o vice-presidente, Márcio Luis da Silva, e os representantes do Sebrae, em nome do conselheiro, Ubiratan Lopes”, disse o presidente da ACIL.
A promoção do encontro dos dirigentes dessa região faz parte do calendário de atividades da Facieg de 2022 que já realizou outros dois fóruns nas regiões Sul-Sudeste e Centro Norte Goiano. O próximo encontro de presidentes de ACIs das regionais está agendado para o mês de agosto, na região Sudoeste.
Para o presidente da Facieg, Sebastião Vieira Sobrinho (Seba), esses momentos provocam a reflexão sobre os valores dos empresários e das entidades envolvidas. “Estes encontros nos fazem pensar sobre a nossa atuação enquanto dirigentes classistas. Os resultados desses Fóruns são muito positivos pois cada presidente entendeu o valor que a sua Associação Comercial tem no seu município. Não é o tamanho da Associação Comercial que faz valer o seu protagonismo, mas sim a liderança do presidente e da sua diretoria na defesa da classe empresarial, sempre norteando os valores classistas e com foco no desenvolvimento econômico e social do município”, avaliou Seba.
Sobre a Facieg
A Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg) foi fundada em 24 de outubro de 1963. É uma organização multissetorial formada por entidades empresariais que agregam, por adesão voluntária, empresas de diferentes segmentos da economia. A Facieg representa e expressa a opinião independente de empresários do comércio, indústria, agropecuária, serviços, finanças e profissionais liberais, de micros, pequenas, médias e grandes empresas. A entidade é filiada à Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). Por meio da atuação pela defesa dos interesses do empresariado junto aos poderes constituídos e trabalhando como membro do Fórum Empresarial do Estado de Goiás, a Facieg desenvolve inúmeras ações político-empresariais.