Demonstrando uma de suas principais características que é a ampla rede de trabalho formada pelas Associações Comerciais filiadas, a Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg) reuniu lideranças de mais de 50 cidades goianas para receber, em sua sede, na tarde do dia 23 de junho, o presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Alfredo Cotait Neto.
A reunião também contou com a presença de lideranças empresariais e políticas, como o presidente do Conselho Deliberativo da Facieg e do Sebrae Goiás, Ubiratan da Silva Lopes, o ex-deputado estadual e federal, Vilmar Rocha, o prefeito de Anicuns, Paulo César José do Nascimento (Paulinho), além de presidentes e dirigentes das Associações Comerciais de Águas Lindas de Goiás, Alto Horizonte, Alto Paraíso, Anápolis, Anicuns, Aparecida de Goiânia, Barro Alto, Caldas Novas, Campinorte, Catalão, Chapadão do Céu, Cidade Ocidental, Cristalina, Crixás, Distrito do Ingá, Estrela do Norte, Goiânia, Hidrolândia, Ipameri, Itaberaí, Itapaci, Itumbiara, Jaraguá, Jataí, Luziânia, Mara Rosa, Mineiros, Morrinhos, Mundo Novo, Nerópolis, Niquelândia, Novo Gama, Orizona, Piracanjuba, Piranhas, Planaltina, Pontalina, Porangatu, Porteirão, Quirinópolis, Rio Verde, Rubiataba, Orizona, Santa Helena, Santo Antônio do Descoberto, São Miguel do Araguaia, São Simão, Uruaçu e Valparaíso.
O evento foi aberto com falas espontâneas dos presidentes da Associação Comercial e Industrial de Anicuns (Acians), Paulo César José do Nascimento; da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA), Álvaro Dantas; da Associação Comercial e Industrial da Cidade Jaraguá (ACIJ), Patrícia Machado e da Associação Comercial de Uruaçu (ACIAU), Márcio Luis da Silva, que também é vice-presidente da Facieg. Ainda falou aos presentes, o presidente do Conselho Deliberativo da Facieg e do Sebrae Goiás, Ubiratan da Silva Lopes, que ressaltou a importância do associativismo e do papel da Facieg para o desenvolvimento econômico de Goiás.
O anfitrião da reunião, presidente da Facieg, Sebastião Vieira Sobrinho (Seba), iniciou sua fala agradecendo a presença de todos os dirigentes classistas. “Vocês são a base da Facieg. É para apoiar o trabalho de vocês que a Federação existe”, explicou. Ao presidente da CACB, Seba falou da importância da união de empresários em todo o estado para buscar o protagonismo que leva, inclusive, à eleição de representantes das causas dos pequenos negócios nos poderes executivo e legislativo.
Rede Forte
O presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto disse aos presentes que sua principal busca é fortalecer uma importante rede para produtos e serviços chegarem na ponta, onde são necessários. “Nós temos um ativo valioso que é a rede de Associações Comerciais. Se trabalharmos juntos vamos valorizar essa rede. Juntos precisamos criar valor para essa rede. Esse é o caminho para trafegar produtos e serviços, inclusive o crédito”, informou. Cotait também disse que a ideia é construir uma empresa que será proprietária dessa rede junto com a CACB, as Federações Estaduais e a Associações Comerciais. “É esta empresa profissional que vai ajudar a nossa estrutura a estar preparada para ofertar produtos e serviços em todo o Brasil. Mas este é o meio. Nós queremos atender ao nosso fim que é desenvolver os pequenos negócios, e em especial o Microempreendedor Individual (MEI), que são a base econômica do Brasil. Se essa base cresce, o Brasil terá desenvolvimento econômico”, afirmou Cotait. O presidente da CACB também falou da campanha nacional para aumento do teto da tabela do Simples que possibilitará que mais empresas possam se enquadrar nessa modalidade tributária e do lançamento da Faculdade do Comércio em Goiás.