Federação presente nos 50 anos da Facesp em evento com Dilma Rousseff e Afif Domingos
06/04/2015 09:26
19/11/2013
A 4ª reunião do Conselho Deliberativo da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), ocorrida em (19),de novembro, priorizou a prestação de contas e formulação de ações para 2014. Estiveram presentes 24 presidentes das Federações, além de Guilherme Afif Domingos, ministro da Micro e Pequena Empresa; Alencar Burti, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP; Dorival Dourado, presidente da Boa Vista Seguros. O encontro foi realizado juntamente ao Congresso da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de São Paulo (Facesp), em Campinas.
O presidente da FACIEG, Ubiratan Lopes, fez um relato, durante a reunião de diretoria entidade, sobre a 4ª reunião do Conselho Deliberativo da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), ocorrida no dia 19 de novembro, juntamente com o 14º Congresso da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de São Paulo (Facesp), na cidade de Campina, quando foi celebrado os 50 anos de fundação da entidade. Estiveram presentes 24 presidentes das Federações. A presidente Dilma Rousseff abriu o evento e foi acompanha pelo ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, que ministrou palestras para os empresários. Também foi um dos palestrantes o ex-ministro Delfim Neto.
Após a abertura da reunião, o presidente da CACB, José Paulo Dorneles Cairoli, deu as boas vindas aos participantes e falou sobre a importância do evento. Depois, concedeu a palavra ao ministro Afif Domingos que, na oportunidade, destacou a necessidade de mobilização para a alteração da Lei nº 123, do Super Simples. O ministro reforçou a necessidade de simplificar e desburocratizar o Simples para as MPEs. Segundo ele, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE) é um “ministério de coordenação de ações e, portanto, um ministério pequeno. Fazemos questão de que assim o seja, senão acabamos engolidos pela burocracia”.De acordo com Ubiratan Lopes, as micro e pequenas empresas exercem um papel importante na economia do País, sobretudo, na geração de empregos e é necessário que haja de fato, ações para desburocratizar e reduzir ao máximo os seus encargos. “Já houve muitos avanços, mas podemos avançar ainda mais, principalmente, em relação à desburocratização” defendeu.
Durante a cerimônia, o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Guilherme Afif Domingos, e o presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados, Marcos Vinícius Ferreira Mazoni, assinaram contrato de prestação de serviços. O documento prevê que o SERPRO vai prestar ao Ministério serviços de TI referentes ao desenvolvimento, integração, e atendimento aos usuários do portal Empresa Simples, que vai ser uma janela única para abertura das empresas e todos os licenciamentos necessários. O portal vai unificar União, estados e municípios e reunir 8,5 milhões de CNPJs. “Para isso haverá um registro único, que é previsto na Constituição e que até hoje não foi implantado. Hoje são necessários CNPJ, inscrições, licenciamentos, cada um com um número e um balcão. Uma via sacra para abrir um negócio. O mundo digital é maravilhoso pois os dados viajam e as pessoas não”, disse. Dessa forma, ficará bem mais ágil todos procedimentos para a abertura ou encerramento de negócios