A Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg) é formada por associações comerciais e empresariais representantes de municípios goianos, que agregam, por adesão voluntária, empresários de todo o Estado de Goiás, em todos os setores da economia.
A Facieg é uma organização multissetorial. Representa e expressa a opinião independente de empresários do comércio, indústria, agropecuária, serviços, finanças e profissionais liberais, de micros, pequenas, médias e grandes empresas. A entidade é filiada à Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).
Por meio da atuação pela defesa dos interesses do empresariado junto aos poderes constituídos e trabalhando como membro do Fórum Empresarial do Estado de Goiás, a Facieg desenvolve inúmeras ações político-empresariais.
A Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg) foi fundada em 24 de outubro de 1963. Nessa data, foi realizada a reunião de fundação às 14 horas, na antiga sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), em Goiânia. O então presidente da Acieg, Romeu da Silva Neiva, foi autorizado a promover todos os atos necessários para estruturação jurídica da nova entidade e a legalização de sua existência.
A ata da primeira reunião traz:
“Entre tais providências necessárias, nenhuma hoje é mais urgente e necessária do que a fundação da Facieg, em torno da qual possam congregar-se todas as associações comerciais existentes nesta unidade federativa e outras que aqui vierem a ser criadas”
Na mesma ata, decide-se pela filiação à Confederação das Associações Comerciais do Brasil. Em 7 de novembro do mesmo ano, foi aprovado o estatuto da Facieg.
Atualmente, a Facieg conta com 52 associações comerciais e industriais filiadas, representando os municípios que constituíram estas entidades empresariais. Além de levar serviços aos filiados, a Facieg estimula a criação de associações empresariais em regiões que apresentam o desenvolvimento do comércio.
PRESIDÊNCIA
Presidente - Sebastião Vieira Sobrinho (Seba)
VICE-PRESIDÊNCIA:
1º Vice Presidente – Jose Luiz Celestino de Oliveira
2° Vice Presidente – Álvaro Otávio Dantas Maia
3º Vice Presidente – Ivo Marques Moraes Junior
4º Vice Presidente – Márcio Luis da Silva
SECRETARIA:
1º Diretor Secretário – Ronaldo Luiz de Miranda
2º Diretora Secretária – Leidiane da Silva
FINANCEIRO:
1º Diretor Financeiro – Walter Nunes Serra
2º Diretor Financeiro – Cristiano Ribeiro de Souza
DEPARTAMENTO JURÍDICO:
1º Diretor Jurídico – Dr. Tiaqo Andrade Moreira
2º Diretora Jurídica – Dra. Dejane Mara Maffissoni
VICE-PRESIDÊNCIAS REGIONAIS:
Região Metropolitana – Leopoldo Moreira Neto
Região Sudoeste – Eli Moreira da Silva
Região Sudeste – Leonardo Corsino da Silva
Região Sul – Ricardo Augusto Tavares
Região Centro – Anésia Rabelo da Silva
Região Entorno do DF – Marcos de Araújo Melo
Região Norte – Fernando Rocha Pessoa
Região Oeste – Paulo Cesar José do Nascimento
Região Nordeste – Airton S. Arikita
Região Noroeste – Cleuza Eli de Souza
CONSELHO FISCAL:
1 – Telmo Arantes Borges
2 – Antônio Humberto Nunes da Costa
3 – Cesar Alberto Safatle
SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL:
1 – Elaine Aparecida Silva
2 – Leidimar Divino Fernandes Nunes
3 – Orlando Luiz Roriz
Palavra do Presidente SEBASTIÃO VIEIRA SOBRINHO (SEBA)
Em defesa do desenvolvimento
Assumimos, no último dia 26 de junho de 2020, a presidência da Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg) visando dar continuidade aos trabalhos do grande empresário e líder, Ubiratan da Silva Lopes, buscando cumprir a missão de construir um cenário promissor, propício para o fomento das empresas goianas, contando com o apoio das associações comerciais e empresariais do nosso Estado.
Mantendo coerência histórica em sua atuação institucional, a Facieg se legitima em defender os interesses do empresariado. Por isso, está presente, de forma proativa, nas principais instâncias da sociedade goiana na busca da promoção do desenvolvimento econômico e social.
Dessa forma, vamos dar continuidade às atividades da Federação, que é o órgão máximo de representação das associações comerciais no Estado, com base em cinco pilares: expansão, capacitação, tecnologia, integração e comunicação.
A criação de novas associações comerciais em Goiás é uma das nossas metas, associada a concepção de novos produtos e serviços de fomento das filiadas. Também integrará nosso trabalho, com a mesma importância, a produção de um software de gestão para uso da Federação e as associações.
Nossas atividades serão integralmente apoiadas por um processo de comunicação inclusivo e transparente, especialmente com a sociedade e não vamos esquecer de outro pilar importantíssimo para o desenvolvimento dos setores comercial, industrial e agropecuário, que é a capacitação contínua dos gestores por meio de palestras e cursos de formação.
Diante do grande desafio que nos é colocado, conclamo a união da classe empresarial para, enfim, obtermos os resultados esperados. Somente por meio do associativismo alcançaremos êxito no projeto comum de desenvolvimento socioeconômico do Estado de Goiás.
Venha conosco!