Eventos


6º Congresso das Associações Comerciais e Industriais do Estado de Goiás

A realização da 6º edição do Congresso das Associações Comerciais e Industriais do Estado de Goiás acontece entre os dias 23 e 25 de março e tem como principal objetivo promover a modernização das Associações filiadas à FACIEG, visando o melhor atendimento aos empresários goianos e contribuindo com o crescimento do setor comercial e industrial de Goiás.

 

Segundo levantamentos nacionais, de 1996 a 2010 o número de indústrias em Goiás saltou de 6,7 mil para 17,9 mil, ou seja, um crescimento de 167%. Isso demonstra que o setor industrial goiano tem tido um crescimento vertiginoso. O desempenho do Estado ficou bem acima do crescimento médio brasileiro, que foi de 75,5% na geração de empregos e de 70% no número de indústrias no período.

 

O Comércio em todo o Estado de Goiás também registra bons indicadores. Enquanto o índice de crescimento do setor nacional é de 8,4%, o goiano foi de 8,8%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com renda crescente, desemprego em queda, crédito farto e relativo baixo índice de inadimplência, o consumidor goiano foi às compras acompanhando o desempenho dos setores primário e secundário do Estado.

 

Tais números são resultados de um trabalho articulado entre Governo e entidades organizadas, como as Associações Comerciais e Indústrias que estão instaladas em todo território goiano. Entidades empresariais estas que não têm fins lucrativos, e que visam contribuir através dos benefícios e serviços prestados a seus membros, com o crescimento e desenvolvimento de seus associados com relação à qualidade e à responsabilidade social, e que consequentemente contribuem para o fortalecimento da economia do Estado.

 

Quando se fala que os indicadores econômicos estão relacionados ao papel desempenhado pelas Associações Comerciais e Industriais, é porque essas entidades têm como fundamento facilitar o processo de competitividade das empresas filiadas; lutar pela garantia de direitos do empresariado; buscar continuamente oportunidade de negócios; garantir o crescimento das indústrias e dinamizar o comércio. Em síntese, o papel delas é fundamental para o desenvolvimento comercial e industrial de uma região.

 

O Estado de Goiás conta hoje com 102 Associações Comerciais e Industriais que estão filiadas a Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado de Goiás (FACIEG), entidade essa que tem como objetivo apoiar as associações em suas cidades, o que contribuem diretamente para o desenvolvimento econômico e o fortalecimento da Região.

 

Com o objetivo de fortalecer ainda mais as Associações em todo Estado, a FACIEG realiza há 6 anos encontros estratégicos das Associações Comerciais e Industriais, visando discutir e implementar ações para dinamizar a gestão das mesmas, o que diretamente influencia no crescimento industrial e comercial do Estado de Goiás.

 

O 6º Congresso dos Presidentes das Associações Comerciais e Industriais do Estado de Goiás tem como objetivos:

 

 

·        Estimular a integração de todos os presidentes, o que resulta em unidade de ações;

 

·        Apresentar o papel da entidade e como ela pode colaborar com o desenvolvimento da região;

 

·        Dinamizar a atuação da Associação e utilizar todas as ferramentas disponíveis;

 

·        Melhorar a gestão e apresentar novas metodologias;

 

·        Promover a troca de experiências entre os municípios e suas formas de ação;