Notícias


Facieg realiza 6º congresso em Caldas Novas com a presença de grandes lideranças nacionais

O 6º Congresso da Facieg, realizado nos dias 23 e 24 de março em Caldas Novas, no Di Roma Exclusive, foi marcado por importantes conquistas para a entidade, troca de experiências e conhecimento entre as associações comerciais e industriais afiliadas e ganho de imagem da federação goiana no cenário brasileiro, com a realização durante o evento de reunião do conselho deliberativo da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) – ato que trouxe para Goiás os presidentes das federações de ACI’s de todo o território nacional.

 

Foi no congresso, na noite de sexta-feira (23), que o presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos, anunciou que havia conseguido convencer o presidente da República, Michel Temer, a liberar sua base no Congresso para derrubar o veto ao Refis das MPE, o que vai beneficiar milhares de micro e pequenas empresas em todo o Brasil, que poderão renegociar dívidas tributárias e alavancar a geração de emprego e renda.

 

Afif elogiou a organização do congresso da Facieg, importante para a aquisição de conhecimento, e conclamou os presidentes de associações comerciais e industriais a seguirem firmes, unidos, na luta pelas bandeiras que representam desenvolvimento ao setor produtivo.

 

Outro nome de destaque que passou pelo congresso foi o presidente da CACB, George Pinheiro, um dos principais nomes do classismo empresarial no Brasil. Durante palestra, ele falou sobre o associativismo e afirmou que neste ano eleitoral, os empresários precisam estar unidos nas tomadas de decisões. “Temos que estar juntos para decidir. Temos que escolher aqueles que defendem a livre iniciativa”, declarou.

 

George Pinheiro ressaltou que é necessário saber se os candidatos lutam também pelas bandeiras dos empresários. “Não podemos transferir responsabilidades. Temos que fiscalizar e saber o que estão votando, por exemplo, eles não votaram a reforma da previdência e daqui três anos sofreremos as consequências”, concluiu.

 

O presidente da Facieg, Ubiratan Lopes, fez um agradecimento especial ao presidente da CACB. “Além de amigo é um conciliador nato. Mais do que é isso, é um grande classista. Conheço a CACB há muito tempo e digo, o George trabalha 18 horas por dia em prol do classismo, do associativismo e para a entidade. Obrigado pelo trabalho que você vem fazendo.”, discursou o líder classista goiano.

 

Facieg Mulher

Também esteve no congresso a presidente do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora (CNME), Neiva Suzete Dreger Kieling, que comemorou a notícia de que a Facieg irá criar um núcleo para as empresárias goianas, o que acabará estimulando ação semelhante dentro das associações comerciais e industriais dos municípios. 

 

“Estamos contentes por esse movimento que se inicia e parabenizamos o presidente Ubiratan Lopes por incentivar essa novidade, que será a Facieg Mulher. Colocamo-nos à disposição para contribuir nesse processo todo”, ressaltou Neiva.

 

O CNME faz parte da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), tem 15 anos de atuação e está presente em 12 estados brasileiros, em 241 municípios.

 

Neiva Suzete falou sobre o papel desempenhado pelo CNME e ressaltou os avanços da presença feminina no mundo empresarial. “Não somos meras coadjuvantes dentro de todos os contextos”.

 

Ubiratan destacou que a decisão de se criar a Facieg Mulher é um marco na história da entidade. “Você terá muito orgulho”, afirmou o presidente se dirigindo à presidente do CNME.

 

Nova sede e homenagens

Na tarde de sábado (24), o presidente Ubiratan Lopes comandou reunião ordinária da Facieg que teve a aprovação do projeto para construção da sede da entidade em Goiânia, em terreno já adquirido localizado na Vila Nova. Uma maquete eletrônica do prédio foi apresentada aos associados. Serão mais de 900 metros quadrados de construção e a previsão de início da obra é o outubro deste ano.

 

A noite de encerramento do congresso foi marcada pela entrega da Medalha Mérito Classista e Empresarial a 14 presidentes de federações de estados brasileiros. Também foram agraciados com a honraria quatro homenageados do Sebrae.

 

A Medalha Mérito Classista e Empresarial é outorgada a lideranças que contribuem para o fortalecimento do associativismo e são protagonistas na defesa do setor produtivo na região em que atuam.

 

A Facieg também entregou certificados aos presidentes das associações comerciais e industriais de Goiás.

 

Palestras

Os presidentes de associações comerciais puderam assistir palestras com importantes temas durante o 6º Congresso da Facieg.

 

O superintendente do Sebrae Goiás, Igor Montenegro, falou sobre empreendedorismo, com o tema “Virando a Chave para o Sucesso do seu Negócio”.

 

Profissional de gestão empresarial, recursos humanos, planejamento estratégico e relações institucionais, Montenegro deu uma verdadeira aula aos presidentes de associações comerciais, apontando ferramentas para o sucesso de seus negócios.

 

O superintendente ensinou que o empresário precisa ser o verdadeiro gestor do seu negócio. “Não se pode agir como funcionário do seu próprio negócio, mas sim como gestor: essa é uma dica valiosa para os dias de hoje”, frisou.

 

O Assessor de Relações Institucionais e de Políticas Públicas do Sebrae Goiás, Ieso Gomes, ministrou palestra sobre Liderança para o Desenvolvimento Municipal. 

 

Ele orientou os classistas de como realizar este tipo de evento, desde a mobilização dos participantes até os assuntos que devem ser abordados. Segundo ele, a união faz com que as autoridades locais atendam os pleitos da categoria.

 

O assessor de Relações Institucionais e de Políticas Públicas do Sebrae Goiás, falou também sobre um curso para formação de liderança cívica.


Marcos Vieira

Fotos: Silvio Simões