Notícias


Advogado Fernando de Paula aborda Governança Corporativa e conceito de entidade cidadã

A primeira palestra do 7º Congresso das Associações Comerciais e Industriais do Estado de Goiás, evento da Facieg que acontece no Hotel di Roma Exclusive, em Caldas Novas, tratou de Governança Corporativa.

O palestrante, advogado Fernando de Paula Gines Ferreira, explanou sobre o conceito de entidade cidadã dentro da governança corporativa. Inicialmente ele frisou a importância do tema para a atualidade.

“A governança corporativa chama a atenção da academia, dos gestores públicos e daqueles que são representantes de entidades, além de proprietários e acionistas de empresas”, explicou.

Fernando apresentou notícias sobre ações do poder público goiano visando a governança corporativa, além de livros que tratam do assunto. O palestrante também é autor de publicações técnicas que abordam o tema.

Segundo o palestrante, a governança corporativa teve início efetivamente em 1992, com o primeiro código de boas práticas da área escrito na Inglaterra. No Brasil, em 1995 surgia o IBCA (Instituto Brasileiro de Conselheiros de Administração), que mais tarde se tornou o IBGC (Instituto Brasileiro de Gestão Corporativa).

Fernando de Paula abordou a importância da separação do CNPJ (pessoa jurídica) e CPF (pessoa física) na gestão de uma empresa, ensinamento básico da boa governança.

O advogado ressaltou que um empreendimento não existe apenas para gerar emprego e divisas, há também a função social. “Isso quer dizer que a empresa não pode ofender o meio ambiente a custo de gerar emprego e renda. Não pode cometer crime tributário, entre outros”.

No que diz respeito às associações, Fernando disse que um presidente de entidade tem que ter um olhar de estadista, e não de empresário, o que é o princípio de generosidade.

Ele abordou passo a passo alguns pontos da governança corporativa, a partir de estudo feito nos sites das associações comerciais. Citou, por exemplo, a importância de se divulgar a missão da entidade.

Texto: Marcos Vieira 
Fotos: Sílvio Simões