Notícias


Feirão do Imposto: campanha conscientiza a população sobre assuntos tributários

Com o propósito de disseminar informações tributárias de forma simplificada à população, empresários de Santa Catarina criaram, em 2002, a campanha Feirão do Imposto. Uma vez por ano, empreendedores de todo o País se mobilizam para conscientizar a população sobre quanto cada indivíduo gasta em tributos e como o dinheiro volta para a sociedade.

Hoje capitaneada pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje), este ano, de 20 a 25 de maio, a ação acontecerá em 24 estados e mais de cem cidades brasileiras. O mote deste ano tem como analogia a teoria da “Curva de Laffer”, uma representação teórica da relação entre o valor arrecadado com um imposto a diferentes alíquotas. É usada para ilustrar o conceito de “elasticidade da receita tachável”.

A campanha trabalha com o conceito de que menos é mais, com o entendimento de que o atual cenário econômico e político do País pedem mudanças, tanto na maneira de arrecadar, quanto em como fazer a arrecadação.

“Nosso objetivo esse ano é fomentar o apoio à reforma tributária, trazendo à população a oportunidade de expressar seu desejo de mudança e levar a todos o conhecimento dos benefícios da reforma”, diz Marcelo Quelho, presidente da Conaje. Ao abordar o assunto, a entidade pretende se preparar para os passos seguintes: uma vez apresentado a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), trabalhar para que o mesmo seja aprovado e entre em vigor.

O dia D

Este ano, o dia D do Feirão está marcado para 25 de maio. Neste dia, empresários de norte a sul do País sairão às ruas para reivindicarem o bom uso dos impostos pagos pelos brasileiros. As ações podem ser acompanhadas pelo site www.feiraodoimposto.com.br.

O Brasil está entre os 30 países com maior carga tributária do mundo, atualmente um brasileiro trabalha cerca de 150 dias ao ano para pagar tributos. Por isso, o Feirão do Imposto não luta pelo fim da cobrança dos impostos e sim pela sua diminuição. Já que, acreditam os envolvidos, os impostos são fundamentais para o desenvolvimento do País.

Histórico

O Feirão do Imposto nasceu em 2002, na cidade de Joinville/SC, idealizado por jovens empreendedores. Após 10 anos de ações, uma grande conquista: a aprovação da Lei do Imposto na Nota (Lei 12.741/12), que obriga todos os estabelecimentos a incluírem nos documentos fiscais o percentual e o valor aproximado de impostos pagos.

*Com informações da Conaje