Notícias


“NO MUNDO DOS NEGÓCIOS, VENCE AQUELE QUE ANTECIPA AS TENDÊNCIAS E SE ADAPTA AO QUE O MERCADO PRECISA”

A busca constante por informação, a participação ativa em uma atividade classista patronal e a sintonia com as tendências, antecipando os movimentos do mundo dos negócios, são, para o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/GO, Ubiratan da Silva Lopes, fatores competitivos que podem diferenciar os jovens que pretendem seguir uma carreira empresarial.

Ubiratan foi o principal palestrante do evento de comemoração ao Dia do Administrador, uma ação da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Campus Jundiaí – Anápolis, realizada na noite de segunda-feira (23/09).

Durante a palestra, o público, formado por alunos dos cursos de Administração, Contábeis e Economia, pode conferir o estudo “Tendências e Oportunidades de Negócios em Goiás”, que contempla as principais macrotendências de consumo, mercado e de negócios voltados para o segmento da micro e pequena empresa em Goiás para os próximos anos.

Além de explorar as tendências, com foco nas transformações do mundo digital que estão modificando a natureza do trabalho, a estrutura da produção e da educação, o presidente fez algumas correlações entre o que vem por aí, e o ambiente dos negócios há 40 anos, período em que iniciou sua trajetória empresarial. “Nas últimas quatro décadas, passamos por sete Planos Econômicos, tivemos nove alterações significativas na Legislação, 497 modificações na CLT, além de conviver com uma inflação superior a 13.200%. Tudo isso sem Internet”, observa.

Instigando os jovens, o presidente colocou o Sebrae à disposição da UEG, por meio do Programa de Educação Empreendedora, que desenvolve novas competências, habilidades e atitudes nos estudantes, proporciona o empoderamento e o desenvolvimento de novas formas de pensar e agir, conecta os jovens a conteúdos inovadores, por meio de metodologias ágeis e ferramentas que são capazes de estimular o surgimento de novos modelos de negócio. “O Sebrae e a UEG são parceiros de longa data. Já realizamos em conjunto o Encontro de Empresas Juniores, o Desafio Universitário Empreendedor, o Prêmio Sebrae Educação Empreendedora, o Seminário de Oportunidades Empreendedoras e de Inovação, além de diversos cursos de Gerenciamento de Projetos, Modelo de Negócios, Plano de Negócios, Plano de Marketing, Gestão de Empresas Juniores”, conclui Ubiratan.


FONTE: SEBRAE GOIÁS