Notícias


Inauguração de usina fotovoltaica em Caldas Novas tem presença do presidente da Facieg

A inauguração da usina fotovoltaica do Grupo Di Roma, em Caldas Novas, contou com a presença do presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias de Goiás (Facieg), Sebastião Vieira Sobrinho (Seba). O evento, na manhã deste sábado (29), também foi prestigiado pelo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, pelo ministro das Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, e pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

“Essa usina é um marco não só para Caldas Novas ou para o Estado de Goiás. É um marco para o Brasil. Além de gerar energia limpa e renovável, ainda vai contribuir com o sistema da Enel (concessionária de energia elétrica em Goiás), que receberá o excedente da energia produzida”, destacou Seba.

A usina tem 5,6 MW de potência, ocupando 3.220m² em sistema de cobertura tipo garagem, 3.800m² em telhados e 75.000m² em solo, o que é suficiente para abastecer de energia solar 100% limpa de 4.256 casas, ou uma cidade de 10 mil habitantes. O Grupo Di Roma, cuja a proprietária é a empresária Magda Mofatto Hon, é a idealizadora do projeto, que já nasce como o simbólico título da “maior usina fotovoltaica do estado de Goiás do segmento”.

O empreendimento é o nono em dimensão em todo território nacional e o maior localizado em perímetro urbano. O complexo de placas solares já está pronto e luzindo, com se vê nas fotos ao lado e nos vídeos.