Notícias


Empresário Contábil: parceiro para o desenvolvimento empresarial



Após todas as mudanças de cenários e alterações econômicas causadas pela pandemia da covid-19, as comemorações do dia do Empresário Contábil, neste 12 de janeiro, alcançam toda a classe empresarial e de futuros empreendedores com muitos desafios, mas também com boas expectativas de atuação.

Uma conjuntura que inclui alta carga tributária e inúmeras obrigações trabalhistas e fiscais representa uma dura realidade a ser enfrentada pelo empresário brasileiro, ao mesmo tempo que mostra uma oportunidade para o empresário contábil apoiar esse segmento a superar tantos obstáculos. As equipes contábeis assumiram, nos últimos dois anos, o papel de guiar os empresários no enfrentamento à pandemia, esclarecendo as novas resoluções governamentais que surgiam diariamente, traduzindo o cenário em dados e planilhas e, principalmente, apresentando caminhos para que a última alternativa fosse desistir do negócio.  

Para Jenner Byron Ramos de Menezes, presidente da ACIAH - Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Alto Horizonte, filiada à Facieg, a contabilidade para as empresas desempenha um papel importante no controle financeiro, nos dados para a tomada de decisão. “Sem a contabilidade é como se faltasse um órgão de sustentação em uma estrutura”, explica Jenner Byron que também é empresário contábil.

Historicamente, as Associações Comerciais filiadas à Facieg têm um bom relacionamento com os empresários contábeis nos seus municípios. E uma conquista importante que fomenta essa rede positiva foi a implantação da ARFacieg para emissões do Certificado Digital. “Com esse recurso remoto, o desenvolvimento das atividades se tornaram mais simples, reduzindo o tempo e custo em certas operações”, explica Jenner.

Desafios para 2022 

De acordo com representantes do setor empresarial, se ainda existia empresário alheio à importância de um profissional da contabilidade assessorando a tomada de decisão de sua empresa, a pandemia cumpriu o papel de expor essa necessidade. Nessa tomada de consciência do papel social e econômico da contabilidade, muitos postos de trabalho puderam ser mantidos, muitas empresas mantiveram o funcionamento e falências foram evitadas em todo o Brasil.

Para Samir Nehme, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ) e empresário contábil, nesse contexto, é importante salientar que o empresário contábil atua nas duas frentes: gerando empregos e atuando para que outras empresas possam manter e até mesmo ampliar suas equipes. “O profissional que decide empreender na contabilidade precisa de coragem em dobro, pela responsabilidade que assume no seu empreendimento e em tantos outros que sua empresa guia e assessora”, esclarece.

Segundo Jenner Byron Ramos de Menezes, a profissão ainda é pouco valorizada pelo contribuinte. “Muitas vezes eles interpretam a situação atribuindo ao contador um custo que não é real. Em 2022, vamos enfrentar desafios mais pesados, porém acreditamos que estamos passando por um marco divisor que tem como metodologia a mudança na forma de se trabalhar. Vai haver a necessidade de se separar o joio do trigo, ou seja, separar realmente os que são empresários dos que são simplesmente aventureiros”, sentencia.  



 

LEGENDA: Jenner Byron Ramos de Menezes, presidente da ACIAH.

 



 

 

Sobre a Facieg  

A Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg) foi fundada em 24 de outubro de 1963. É uma organização multissetorial formada por entidades empresariais que agregam, por adesão voluntária, empresas de diferentes segmentos da economia. A Facieg representa e expressa a opinião independente de empresários do comércio, indústria, agropecuária, serviços, finanças e profissionais liberais, de micros, pequenas, médias e grandes empresas. A entidade é filiada à Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). Por meio da atuação pela defesa dos interesses do empresariado junto aos poderes constituídos e trabalhando como membro do Fórum Empresarial do Estado de Goiás, a Facieg desenvolve inúmeras ações político-empresariais.

 

Informações para imprensa:  

Oficina de Comunicação

Sirlene Milhomem – (62) 98176.0297

Alessandra Faria – (62) 98235.2561

 



Whatsapp