Notícias


GarantiGoiás e Facieg reforçam parceria para desenvolvimento econômico dos pequenos negócios

Garantias para acesso ao crédito, operações financeiras com menores taxas de juros e mais ágeis, menos burocracia e assessoria financeira e empresarial. Esses são os diferenciais e vantagens para o micro e pequeno empresário goiano oferecidos pela GarantiGoiás, a Associação de Garantia de Crédito criada dentro do Sebrae Goiás com o apoio de entidades classistas empresariais.

No último dia 28 de maio, o presidente do Conselho de Administração da GarantiGoiás, Pedro Alves de Oliveira e o diretor executivo, Ivo Carlos Zecchini, visitaram a Facieg com o objetivo de estreitar os laços de parceria entre a Associação e ampliar as oportunidades de atendimento dos filiados das Associações Comerciais.

Os executivos, juntamente com o ex-presidente da Federação e presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Goiás, Ubiratan da Silva Lopes, foram recebidos na sede da Facieg pelo presidente, Sebastião Vieira Sobrinho (Seba) e pelo diretor Financeiro, Walter Nunes Serra.

A parceria entre a Facieg e a GarantiGoiás, que visa a associação de empresas filiadas, segundo Ubiratan, está apoiada na capilaridade da Federação no Estado de Goiás. “Essa característica possibilita ampliar a abrangência da garantidora no Estado. Além disso, a filosofia da Facieg é apoiar o empreendedor em suas necessidades e não apenas comercializar produtos e serviços”, ressaltou.

Segundo apresentação realizada pelo diretor executivo, Ivo Carlos Zecchin, a GarantiGoiás oferece garantias líquidas para que o empreendedor busque o crédito para capital de giro ou investimento em uma instituição financeira cooperativa.  A iniciativa, que teve início em outubro de 2019, visa atender ao microempreendedor individual, micro e pequenos empresários e produtores rurais, do comércio, serviço, da indústria e agricultura.

Abrangência

De acordo com Ivo, entre 2019 e 2021, foram realizadas 302 operações de crédito de associados da GarantiGoiás que somaram aproximadamente R$17 milhões. Deste valor, 80% foi garantido pela Associação. São realizadas em média 20 operações por mês e atualmente oito cooperativas de crédito do Sicoob participam dos fundos de risco. “Com o trabalho realizado pela Associação, registramos uma baixa inadimplência nos contratos”, explicou o diretor.

Para o ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e presidente do Conselho de Administração da GarantiGoiás, Pedro Alves de Oliveira, a garantidora poderá oferecer aos empresários filiados às Associações Comerciais, oportunidade de acesso ao crédito com processo desburocratizado e ágil. “As entidades de classe como a Facieg, enquanto representantes legítimas da classe empresarial, têm um papel de unir, de um lado, os pequenos empresários que, de maneira geral, têm dificuldade de acesso ao crédito devido à alta taxa de juros praticada pelos bancos comerciais, ausência de bem em garantia e aval e, do outro, uma garantidora de crédito que prontamente realiza o cadastro necessário para a operação e avalizará o empresário junto a cooperativa financeira. Tudo isso com juros diferenciados que hoje giram em torno de 1,14% ao mês. Essa é a finalidade da GarantiGoiás”, explicou Pedro Alves.

Durante a visita à Facieg, Pedro Alves também falou sobre a importância da geração de empregos pelos pequenos negócios para o fortalecimento da economia. “As federações do segmento empresarial têm um papel importante no apoio ao empresariado. Viabilizar as atividades econômicas significa gerar emprego, e com isso aumenta-se o consumo e consequentemente ativa-se o comércio e a produção industrial. Esse é um ciclo positivo que também gera impostos que os governos precisam para a administração pública”, explicou.

O presidente da Facieg, Sebastião Vieira Sobrinho (Seba) falou, na oportunidade, da importância do acesso ao crédito pelos filiados das Associações Comerciais não só para capital de giro como também para investimento e custeio. “Buscamos apoiar o aumento da competitividade dos nossos associados, aumentando a cooperação setorial que certamente impactam positivamente na melhoria das cadeias produtivas,” ressaltou Seba.

 

Saiba mais

·        A GarantiGoiás não empresta dinheiro. Quem faz isso são as instituições financeiras como as cooperativas singulares do Sistema Sicoob. A GarantiGoiás concede as garantias, viabilizando o crédito.

·        A GarantiGoiás oferece até 80% do valor da operação de crédito de garantia.

·        O limite do empréstimo para contar com a garantia da GarantiGoiás é de até R$ 100.000,00.

·        A GarantiGoiás não dá a certeza que uma empresa solicitante irá conseguir o crédito. Isso depende da aprovação do comitê técnico da GarantiGoiás e da instituição financeira.

·        A GarantiGoiás por meio da assessoria administrativa, técnica, econômica, legal e financeira, proporciona às micro, pequenas e médias empresas condições de acesso ao crédito concedendo Carta de Aval, junto às instituições do Sistema Financeiro Nacional e outras que se fizerem necessárias, desde que conveniadas à Associação.

Sobre a Facieg

A Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg) foi fundada em 24 de outubro de 1963. É uma organização multissetorial formada por entidades empresariais que agregam, por adesão voluntária, empresas de diferentes segmentos da economia. A Facieg representa e expressa a opinião independente de empresários do comércio, indústria, agropecuária, serviços, finanças e profissionais liberais, de micros, pequenas, médias e grandes empresas. A entidade é filiada à Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). Por meio da atuação pela defesa dos interesses do empresariado junto aos poderes constituídos e trabalhando como membro do Fórum Empresarial do Estado de Goiás, a Facieg desenvolve inúmeras ações político-empresariais.

 

Informações à imprensa

Sirlene Milhomem – (62) 98176-0297

Oficina de Comunicação – (62) 3225-4899