Notícias


Facieg lança Guia de Recuperação Econômica em solenidade com presença do governador Ronaldo Caiado

A cerimônia de lançamento do “Guia: Planejamento Estratégico - Caminho para Retomada da Economia” foi realizada na sede da Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg), na manhã do último dia 29 de julho, com a presença do Governador, Ronaldo Caiado, secretários de governo, de representantes das entidades do Fórum Empresarial, entre outras autoridades empresariais e governamentais O evento também foi acompanhado, ao vivo, com transmissão pelo canal da Facieg no Youtube, pelas associações comerciais em todo o Estado, empresários e convidados.

O guia, realizado pela Facieg, foi desenvolvido no primeiro semestre deste ano por uma equipe multidisciplinar da Resute Assessoria e Tecnologia para ajudar empresários e empreendedores na recuperação de suas atividades econômicas, que sofreram grande queda em decorrência da pandemia do coronavírus.  Na solenidade, o presidente da Federação, Sebastião Vieira Sobrinho, ressaltou que a ideia é fazer com que pequenos empresários consigam ideias e recursos para se recuperarem e levantarem seus negócios a partir do segundo semestre.

Homenagem

Na oportunidade, a entidade homenageou o governador, concedendo a comenda de Mérito Classista e Empresarial, em reconhecimento aos serviços prestados ao setor. Para Ronaldo Caiado, a iniciativa tem um significado abrangente. “É como uma retomada na vida para quem teve covid-19 ou para estudantes que ficaram longe da sala de aula. São desafios que a sociedade em geral tem, como os empresários. É a nossa realidade, e, principalmente, de pequenos e médios empreendedores que são aproximadamente 70% dessa classe. É algo que nos preocupa, mas precisamos saber como avançar, sem demagogia e com transparência. Somos apoiadores das metas, seguindo sempre a responsabilidade fiscal do Estado”, declarou Caiado. 

Durante a cerimônia, o governador parabenizou a Facieg e elogiou a abrangência da sua atuação em Goiás. “Esse guia nos mostra um caminho seguro a seguir. Essa junção de forças fará com que seja possível a retomada dos empregos e da qualidade de vida dois goianos”, disse Caiado.

Com amplo conhecimento das atividades empresariais no estado de Goiás, a Facieg reuniu na publicação informações importantes sobre diferentes segmentos e, em especial o comércio com a participação das associações comerciais filiadas. Dessa forma entende que retomar uma atividade econômica, após um período desafiador de uma pandemia, é mais difícil que abrir um novo negócio. A Facieg contou assim, com conhecimento de suas afiliadas e consultoria técnica para organizar informações e orientações para os setores produtivos nesse processo de retomada, em que o Estado de Goiás se tornou grande protagonista nacional. 

Estratégias

Para o vice-presidente da Facieg e coordenador do plano de retomada econômica, Márcio Luis da Silva, “o setor público tem que entender que não há emprego e crescimento da economia sem diálogo com o setor produtivo. A Facieg e o Governo estão caminhando juntos, passo a passo, porque portas foram abertas nesse sentido”. O Guia da entidade apresenta e propõe aos empresários caminhos concretos com estratégias de ação em quatro pilares para a recuperação econômica: Planejamento Estratégico, Plano de Marketing, Plano de Gestão de Pessoas e Plano Financeiro. 

Apoio

Para o deputado federal e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, é importante ressaltar o grande alcance da Facieg, por meio de suas associações comerciais filiadas. “É uma das instituições mais legítimas de Goiás. E nós somos todos interdependentes, responsáveis pelos avanços de nosso Estado”.

Para o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae e ex-presidente da Facieg, Ubiratan da Silva Lopes, o guia alcançou êxito a partir do momento em que foi construído a partir das reinvindicações de todas as regiões do Estado, diretamente dos empresários e presidentes de associações. Para o secretário da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, a importância da atuação da entidade para a manutenção do diálogo entre a cadeia produtiva deve ser ressaltada. “Além do produto, a empresa tem que focar na governança que não pode ser colocada em segundo plano”, alertou.

O presidente da Confederação das Associações Comerciais e Industriais do Brasil, a CACB, que reúne 27 federações no Brasil, George Pinheiro, também cumprimentou a Facieg, por meio de um vídeo, pela criação do plano de recuperação econômica para o segmento e ressaltou que a entidade se destaca como membro da CACB e como defensora dos interesses dos empresários do Estado de Goiás. “É muito importante destacar o papel da Facieg junto ao meio empresarial para que os empresários possam retomar suas atividades econômicas”, salientou.

Uso do Guia

A partir desta sexta-feira, 30 de julho, as associações comerciais afiliadas da Facieg contarão com o novo instrumento para ajudar empresários e empreendedores a retomarem seus negócios. Hoje, são aproximadamente 60 associações comerciais em todo o Estado, incluindo Goiânia. O Guia poderá ajudar quem quer empreender, mas sobretudo vai ajudar a quem passa por dificuldades, inclusive financeiras, para reerguer seu negócio com o impacto da pandemia: um supermercado, uma lanchonete, uma panificadora, dentre tantos outros negócios. As Associações Comerciais filiadas à Facieg terão exemplares do Guia para orientar seus associados em suas cidades e regiões do Estado. A partir de agosto, a Facieg terá a versão on-line do guia para download no site da Facieg: facieg.com.br