Notícias


Facieg Mulher realiza primeira reunião oficial com início de atividades

A Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg) promoveu no auditório de sua sede, na última quinta-feira (02), a primeira reunião da Comissão Permanente Mulher Empreendedora Facieg Mulher. O encontro reuniu mulheres representantes de Associações Comerciais e Industriais (ACIs) de diferentes regiões de Goiás com objetivo de juntas apoiar e incentivar o empreendedorismo feminino no estado.

Na ocasião, que marcou o início oficial dos trabalhos da comissão, a diretoria nomeada foi apresentada às participantes presentes, sendo composta pela diretora executiva, Dejane Mara Maffissoni, pela vice-diretora, Cleuza Eli de Souza, e pela diretora administrativa, Michelle Miranda Silva. Até a primeira reunião, as associações comerciais já haviam indicado 44 mulheres que serão representantes de diferentes municípios. Número que deve aumentar com novas indicações.  

O regimento da Facieg Mulher também foi apresentado e destaca o objetivo de congregar mulheres empresárias, executivas e profissionais liberais de todas as categorias associadas à Facieg ou às suas filiadas. Subordinada administrativamente e financeiramente à Federação, a comissão também quer incentivar a cultura associativista, além do aprimoramento individual de cada mulher por meio de cursos, seminários, palestras, debates, grupos de estudos e outros.  

“Pensamos em ter esse movimento dentro da Facieg de forma detalhada, cremos que isso vai enriquecer nossas associações comerciais. Porque não adianta ter as mulheres aqui na Facieg se efetivamente lá dentro das associações elas não estiverem. Porque é nas associações onde se fomenta a Facieg Mulher e o empreendedorismo feminino no Estado de Goiás”, afirmou o presidente da Facieg, Sebastião Vieira Sobrinho (Seba), na abertura da reunião.  

Demandas – Ao estimular e defender a participação das mulheres no ambiente empresarial, a Facieg Mulher também tem como objetivo reivindicar melhorias para a economia regional. Para isso, entre as primeiras atividades, as participantes iniciaram trabalho de levantamento de demandas das empreendedoras em cada região que representam. Assim, junto com a comissão, serão indicadas as prioridades e como podem auxiliar o desenvolvimento das empresárias e de seus negócios, além do incentivo ao associativismo.

“A Facieg Mulher foi apresentada oficialmente e começam agora os nossos trabalhos, projetos e desafios. Hoje, graças aos incentivos e espaço junto à Facieg, há maior participação de mulheres nas associações e nas lideranças”, pontua a vice-diretora, Cleuza Eli, ao lembrar que muitas empresárias da comissão são pioneiras nesse movimento de conquista de espaço como líderes empresariais.

A diretora executiva da Facieg Mulher, Dejane Mara Maffissoni, destaca ainda que já haviam iniciativas pontuais para o fortalecimento do empreendedorismo feminino nas associações e que agora é possível trabalhar de forma conjunta e mais organizada para incentivar mais mulheres em diferentes localidades e fortalecer o trabalho de forma coordenada. Isso inclui intercâmbio com entidades similares de âmbito nacional e até internacional para parcerias, acordos e convênios.

Um dos exemplos é o Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), que realizará em Goiânia o evento Desenvolve Mulher Empreendedora, no dia 28 de fevereiro. Será o primeiro compromisso de formação para as participantes do Facieg Mulher, que também realizará reuniões online para discussões do trabalho, além de quatro encontros presenciais ao logo do ano.

Whatsapp