Notícias


Por que as organizações não adotam a Certificação Digital?

O cenário atual da ICP-Brasil

O que vimos ao longo destes quinze anos de ICP-Brasil foi o aumento explosivo da utilização da Certificação Digital impulsiona por políticas de Governo. Projetos como SPB, E-CAC (Receita Federal), Nota Fiscal Eletrônica, Conectividade Social, fizeram com que o Certificado Digital passasse a ser mais uma ferramenta na gestão e operação das organizações. Hoje, praticamente, todas as pessoas jurídicas de todos os portes têm pelo menos um certificado digital em seu nome. Porém, este fato, está longe significar que a Certificação Digital é amplamente utilizada nas corporações.

O Certificado Digital é utilizado como um elemento para relacionamento da empresa com os diversos órgãos do governo. Na prática, todos aqueles benefícios que a certificação digital pode trazer nas transações eletrônicas entre os funcionários de uma corporação e suas empresas parceiras não são alcançados porque as organizações não estão adotando essa tecnologia para outros cenários além daqueles que são obrigatórios.

As dificuldades para adotar a certificação digital

E por que isso acontece? Por que as organizações têm dificuldade em adotar a tecnologia de certificação digital em seus processos internos?

A resposta não é simples. São vários fatores os responsáveis por esta dificuldade. Na minha experiência de 15 anos implantando projetos de certificação digital identifiquei quatro fatores principais: Técnico, Financeiro, Logístico e Cultural.

Fator Técnico

Existem muito poucos profissionais com conhecimento em Certificação Digital para implantar a tecnologia em suas organizações. O caminho então é contratar uma consultoria externa que tenha profissionais com o conhecimento e experiência para conduzir um projeto dentro da organização. A consultoria, normalmente, vem com uma licença de software (SDK, assinador, framework, …), treinamento e suporte técnico. Isto é, todo um pacote de produtos e serviços que envolvem um investimento por parte da instituição. E pra complicar ainda mais esse cenário, são poucas as empresas e profissionais no mercado ofertam esse tipo de serviço.

Fator Financeiro

É natural que uma tecnologia tão complexa e que tenha tão poucos profissionais no mercado tenha preços elevados. Contratar um pacote completo de software, consultoria, treinamento e suporte é caro para as organizações.

No cenário atual somente os órgãos de governo e grandes organizações privadas têm condições de adotar a certificação digital em seus processos do dia-a-dia.

Fator Logístico

A entrega dos certificados digitais para os colaboradores da organização, por lei, devem ser feitos presencialmente com a apresentação de um conjunto de documentos que comprovam a identidade da pessoa e autorizam a emissão do seu certificado digital. A empresa precisa, então, definir quais funcionários receberão certificados, agendar um horário para a entrega da documentação e retirada do certificado.

Além da logística de entrega, a gestão do legado também é um grande problema para as organizações. Os certificados digitais tem prazo de validade. Esse prazo começa a contar à partir do dia que o certificado é emitido. Cada colaborador emite num determinado dia e hora. Os dispositivos (token, smart-card, leitores) danificam ou são perdidos e precisam ser trocados. Neste caso, os certificados digitais precisam ser revogados e reemitidos.

A organização, então, precisa ter ferramentas para gerenciar a validade dos certificados digitais de seus colaboradores de forma a renova-los antes vençam e não possam mais ser utilizados.

Fator Cultural

Para ter sucesso é preciso comprometimento do alto escalão da empresa. É preciso divulgar os benefícios, treinar e convencer as pessoas a adotarem uma nova forma de fazer as coisas.

É possível uma empresa pequena ou média adotar a certificação digital?

As Autoridades Certificadoras já perceberam que esse mercado, apesar de ser grande, é limitado. A concorrência está cada vez maior e o bolo não está aumentando. Só há 2 caminhos a seguir: dividir o bolo em partes menores ou aumentar o mercado.

Porém, o mercado que está de fora da tecnologia de certificação digital não aceita o modelo comercial atual. As empresas que fornecem tecnologia e vendem certificados digitais já perceberam isso e já começaram a apresentar formas alternativas de adoção da tecnologia.

Essas novas formas são sensíveis a todos os fatores citados anteriormente como dificultadores e apresentam ideias criativas para solucioná-los.

* José Luiz Brandão

Fonte: CryptoID -portal de notícias sobre tecnologia

Trechos Artigo de José Luiz Brandão

BANCO DE NOTÍCIAS COLUNISTAS DESTAQUES JOSÉ LUIZ BRANDÃO

 

Whatsapp